É possível à escola encantar crianças e adolescentes?
A psicóloga e pedagoga Rosaura Soligo foi a convidada especial do Colégio Nobre para falar sobre o atual cenário da educação no Brasil para professores, educadores e especialistas . O evento foi realizado na noite da última segunda-feira (25), no Olimpo Eventos.
Com o questionamento “É possível à escola encantar crianças e adolescentes?”, Soligo falou dos desafios dos profissionais de educação para atrair a atenção dos estudantes no ambiente escolar. “Um dos problemas é que a escola nem sempre consegue imitar a vida, trazer para dentro dela o sabor, o realce e as coisas interessantes que tem fora dela”, explicou a pesquisadora.
O segundo ponto citado pela pedagoga como um desafio desses profissionais é reconhecer a importância da autonomia do aluno. “O aluno mora dentro de uma pessoa, dentro de uma criança, dentro de um adolescente, dentro de um jovem. Então, ele tem necessidade, desejos, vontades que tem a ver com o mundo que ele tá vivendo”, destacou.
De acordo com os organizadores, a proposta do evento foi a promoção de um diálogo sobre duas questões relevantes: por um lado, as circunstâncias que prejudicam o encantamento e o engajamento dos alunos na escola e, por outro, os tipos de situações que favorecem esses processos. Prejuízos provocados pela artificialização das atividades escolares, cuidados pedagógicos essenciais para evitá-la, possibilidades de formar estudantes engajados e comprometidos com a própria aprendizagem.
MKT Grupo Nobre